Agentes de segurança do TRT10 participam de Programa de Reciclagem Anual

Agentes de segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) participam nesta semana do Programa de Reciclagem Anual 2013, promovido pela Escola Judicial do TRT10. De acordo com os critérios estabelecidos na Lei 11.416/06, na Portaria Conjunta 1/2007 do Supremo Tribunal Federal (STF), e na Portaria PRE-DGA 59/10 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a participação de servidor da área de segurança no curso é condição para receber a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS).

As atividades se iniciaram na segunda-feira (13) e se encerram na sexta-feira (17). Nesta turma, participam 331 agentes. Segundo Luciano Lopes, um dos instrutores do programa, o diferencial do curso é levar aos agentes do TRT10 a realidade da segurança judiciária. “A atuação dos agentes do Judiciário é distinta de outras forças de segurança, pois lidam com autoridades, servidores e jurisdicionados. Os agentes do Judiciário não abordam um suspeito da mesma forma que um policial militar aborda na rua, porque a periculosidade é menor e as pessoas estão ali para garantir seus direitos”, afirma Lopes, que é agente de segurança no Superior Tribunal Militar (STM).

No programa, os agentes têm aulas práticas e teóricas de atuação da segurança judiciária, defesa pessoal, relações interpessoais e segurança de autoridades. No último dia do curso, é realizado o teste de capacidade física. A carga horária é de 44 horas. Os outros instrutores do curso são Paul Deeter (Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados) e Hipólito Cardozo (Justiça Federal do Distrito Federal). A empresa que ministra o programa é a Consultoria e Treinamento em Segurança (Contreseg).

Fonte: https://www.trt10.jus.br/index.php?mod=ponte.php&ori=ini&pag=noticia&path=ascom/index.php&ponteiro=43585

Deixe um comentário

*